A Herdade

Produtor de vinho mais a norte do Algarve. As vinhas estão inseridas num cenário único - solos maioritariamente xistosos com grande diversidade natural com medronheiros, alfarrobeiras, sobreiros, oliveiras, pinheiros...

Envolvente: A Herdade está localizada no sul do país, em pleno Barlavento Algarvio, entre o mar e as serras de Monchique e do Caldeirão.

Solos: Argilo-Arenoso e Xistoso.

Clima: Temperado mediterrânico, caracterizado por invernos amenos e curtos e verões longos, quentes e secos.

Castas:

  • Negra Mole: com aroma frutado, “casta algarvia” por excelência (casta autóctone) proveniente de vinhas com mais de 70 anos;
  • Castelão: proveniente de vinhas com mais de 20 anos apresenta cor vermelha rubi intensa, vinhos concentrados, aromáticos – framboesa e groselha – e com boas condições para envelhecer;
  • Aragonez: vinhos de grande elegância e aromático;
  • Antão Vaz: casta de grande qualidade, origina vinhos com cor cítrica e aroma a frutos tropicais, algum corpo e bastante fino;
  • Arinto: proporciona vinhos vibrantes e de acidez viva, refrescantes e com forte pendência mineral, e elevado potencial de guarda;
  • Alvarinho: dá origem a vinhos com aroma floral delicado, com alguma frescura e mineralidade;
  • Sauvignon Blanc: variedade branca de aromas muito característicos, fáceis de reconhecer, assim como o estilo sempre penetrante e extremamente seco;
  • Chardonnay: é uma das castas mais populares do mundo, não sendo por isso estranho que também esteja muito presente em Portugal. Melão, Frutos Exóticos e Maçã são os aromas predominantes;
  • Viognier: origina vinhos de cor clara dourada, com aromas a flores (acácia, violeta e mel), especiarias e frutos onde sobressaem o pêssego e o alperce. Tem baixa acidez e grau alcoólico elevado.

Vindima: Manual para caixas de 12 kg de modo a preservar toda a qualidade das uvas

A Herdade

A Herdade Barranco do Vale situa-se no Algarve, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no lugar dos Campilhos, entre o mar e as Serras de Monchique do Caldeirão.

A herdade estende-se por cerca de 100ha de grande beleza natural, onde para além da vinha existem sobreiros, alfarrobeiras, oliveiras, pinheiros e medronheiros.

A Família

A terceira geração da família que agora administra a herdade, pretende combinar o tradicional e autêntico com as técnicas mais modernas de modo a disponibilizar ao mercado um produto de excelência.

A Produção

A produção vinícola na herdade iniciou-se em 2016 com 4 referências. 3 tintos (2 monocastas e 1 blend) das castas Aragonez e Castelão e 1 rosé Negra Mole, todos eles classificados como Reserva.

Às castas existentes (Negra Mole com cerca de 60 anos e Aragonez e Castelão com 20) a nova geração já acrescentou castas brancas que começaram a produzir em 2018 e cujas primeiras garrafas chegaram ao mercado em Maio de 2019.

Trata-se de um projeto movido por amor às gerações anteriores e que pretende afirmar-se pela sua qualidade e autenticidade.

Cartas ao avô

A título de curiosidade deixamos a baixo contra-rótulos dos nossos vinhos, que constituem uma singela homenagem a quem iniciou este caminho (“Cartas ao Avô”).

2017

Querido avô,

A Herdade continua linda. Os sobreiros que plantou estão fortes e saudáveis, as oliveiras grandes e robustas e os medronhos são divinos. A vinha antiga foi mantida com esmero e a área plantada cresceu. As uvas deste vinho foram cuidadas e selecionadas com carinho e rigor e a vinificação feita segundo as melhores práticas. Estagiou X meses antes de se engarrafar. Beijinhos com saudades.

ass ana

Querido avô,

A Herdade está cada dia mais bonita. Recuperámos a casa e arranjámos o espaço envolvente. Até tivemos um evento de Jazz no velho curral. Os vinhos têm tido um enorme sucesso e este ano lançamos o primeiro branco. As uvas foram cuidadas e selecionadas com esmero e rigor tendo este vinho estagiado X meses antes de ser engarrafado. Espero que esteja orgulhoso. Eu estou muito Feliz! Beijinhos com saudades.

ass ana

2018

2019

Querido avô,

2019 foi um ano intenso: de trabalho e reconhecimento. O nosso vinho é muito apreciado, o que me deixa feliz. Conquistámos 2 medalhas, que orgulhosamente recebi com o seu bisneto Tomás. A avó fez 90 anos e celebrámos todos juntos (incluindo a Maria Leonor, que já tem 1 ano). Desde a uva até ao copo continuaremos a inspirar-nos nos seus ensinamentos. Este vinho estagiou X meses antes de ser engarrafado. Um beijinho grande até ao céu e continue a olhar por todos nós.

ass ana

Querido avô,

2020 trouxe uma pandemia global. Os tempos são difíceis, mas respondemos com mais energia, guiados pelo exemplo que sempre nos deu. Lançámos 3 monocastas brancas, de uvas que eu já ajudei a plantar. Estamos todos bem, incluindo a avó que me continua a dar os seus sábios conselhos. Tem mais um bisneto: o António que também é Ramiro. Este ano foi especial, o avô completou 100 anos. Parabéns! Desejo que a festa tenha sido boa, como merece. Ergo o meu copo ao céu e brindo a si. Beijinhos com saudades.

ass ana

2020

2021

Querido avô,

Em 2021 a Vida começou a voltar à normalidade. Graças às vacinas, famílias e amigos puderam-se reunir novamente. Viver é bom. Renovámos o edifício dos animais e as churras agradecem. Os Pais estão ótimos, e admirados por termos 2 cães (enormes) – a Nutela e o Jubas. A RTP esteve aqui e até o Presidente da República aprecia o nosso vinho. O Tomás é um ser humano maravilhoso. Já faz negócio com alfarroba e a avó Maria dá-lhe conselhos. Os nossos vinhos ganharam 6 medalhas. Talvez não saiba, este ano o Sporting foi Campeão. Beijinhos grandes e continue a olhar por todos nós.

ass ana