A NOSSA HISTÓRIA

A Herdade Barranco do Vale situa-se no Algarve, na freguesia de São Bartolomeu de Messines, no lugar dos Campilhos, entre o mar e as Serras de Monchique e do Caldeirão.

As vinhas estão inseridas num cenário único – solos maioritariamente xistosos com grande diversidade natural com medronheiros, alfarrobeiras, sobreiros, oliveiras, pinheiros…

Trata-se de um projeto movido por amor às gerações anteriores e que pretende afirmar-se pela sua qualidade e autenticidade.

A NOSSA FAMÍLIA

O nosso projecto tem início com o nosso Avô Ramiro.

A terceira geração da família, que agora administra a herdade, pretende combinar o tradicional e autêntico com as técnicas mais modernas de modo a disponibilizar ao mercado um produto de excelência.

Pintura Familia
Familia alto
Poda
Rua

Nos seus contra-rótulos encontra-se, em cada ano, uma carta escrita ao Avô Ramiro – o impulsionador deste projeto – que constituem uma singela homenagem a quem iniciou este caminho (“Cartas ao Avô”).

2023

Querido avô,

Já passaram 5 anos desde que iniciámos este caminho. E são muitas as razões para celebrar: cá por casa estamos os 3 bem, temos saúde, somos felizes, o Tomás fez 18 anos e já anda na faculdade (é o melhor de todos nós). Os pais também estão bem e a avó fez 94 anos e está aí para as curvas. 2023 trouxe-lhe mais um bisneto – o Pedro. Graças às charcas que o avô construiu há mais de 40 anos a seca não nos trouxe grandes problemas. Sei que haveria de gostar de saber que as pessoas gostam muito do nosso vinho. E eu fico muito feliz com isso. Beijinhos com muita saudade.

ass.jpg

2022

Querido avô,

O tempo passa a voar. Já lá vão 7 vindimas desde que iniciámos esta aventura. Tem sido muito o trabalho, mas ainda maior o amor que todos os dias colocamos neste projeto. E o resultado está à vista: a Herdade está linda e os nossos vinhos são muito apreciados. Em 2022 fomos premiados com 16 medalhas, o que nos deixou muito felizes. Lembra-se do seu rival Teófilo? Está connosco desde o início e tem sido um verdadeiro parceiro. A avó fez 93 anos, com saúde, junto de todos nós. O Tomás está um Homem e é o nosso orgulho. Beijinhos grandes até ao Céu com muita Saudade.

ass.jpg

2021

Querido avô,

Em 2021 a Vida começou a voltar à normalidade. Graças às vacinas, famílias e amigos puderam-se reunir novamente. Viver é bom. Renovámos o edifício dos animais e as churras agradecem. Os Pais estão ótimos, e admirados por termos 2 cães (enormes) – a Nutela e o Jubas. A RTP esteve aqui e até o Presidente da República aprecia o nosso vinho. O Tomás é um ser humano maravilhoso. Já faz negócio com alfarroba e a avó Maria dá-lhe conselhos. Os nossos vinhos ganharam 6 medalhas. Talvez não saiba, este ano o Sporting foi Campeão. Beijinhos grandes e continue a olhar por todos nós.

ass.jpg

A PRODUÇÃO

A produção vinícola iniciou-se em 2016 com 4 referências. 3 tintos (2 monocastas e 1 blend) das castas Aragonez e Castelão e 1 rosé Negra Mole, todos eles classificados como Reserva.

Às castas existentes (Negra Mole com cerca de 70 anos e Aragonez e Castelão com mais de 20) a nova geração acrescentou castas brancas que começaram a produzir em 2018 e cujas primeiras garrafas chegaram ao mercado em maio de 2019.

Em 2023 lança os seus primeiros vinhos GRANDE RESERVA

Arrecadou até 2024, 51 prémios em concursos regionais, nacionais e internacionais e diversos reconhecimentos na imprensa especializada e generalista em Portugal e no estrangeiro.

A nossa vindima é feita manualmente para caixas de 12 kg de modo a preservar toda a qualidade das uvas.

As nossas castas

uvas

Negra Mole

com aroma frutado, “casta algarvia” por excelência (casta autóctone) proveniente de vinhas com mais de 70 anos;

uvas

Castelão

proveniente de vinhas com mais de 20 anos apresenta cor vermelha rubi intensa, vinhos concentrados, aromáticos – framboesa e groselha – e com boas condições para envelhecer;

uvas

Aragonez

vinhos de grande elegância e aromático;

uvas

Antão Vaz

casta de grande qualidade, origina vinhos com cor cítrica e aroma a frutos tropicais, algum corpo e bastante fino;

uvas

Viognier

origina vinhos de cor clara dourada, com aromas a flores (acácia, violeta e mel), especiarias e frutos onde sobressaem o pêssego e o alperce. Tem baixa acidez e grau alcoólico elevado.

uvas

Arinto

proporciona vinhos vibrantes e de acidez viva, refrescantes e com forte pendência mineral, e elevado potencial de guarda;

uvas

Alvarinho

dá origem a vinhos com aroma floral delicado, com alguma frescura e mineralidade;

uvas

Sauvignon Blanc

variedade branca de aromas muito característicos, fáceis de reconhecer, assim como o estilo sempre penetrante e extremamente seco;

uvas

Chardonnay

é uma das castas mais populares do mundo, não sendo por isso estranho que também esteja muito presente em Portugal. Melão, Frutos Exóticos e Maçã são os aromas predominantes;